Automóvel Tesla está a ser investigada pelo regulador norte-americano

Tesla está a ser investigada pelo regulador norte-americano

Tudo começou com um tweet de Elon Musk a dizer que estava a pensar tirar a Tesla de bolsa. Agora a SEC (Securities and Exchange Commission) dos mercados lançou uma investigação à cotada.
Tesla está a ser investigada pelo regulador norte-americano
reuters
Negócios 15 de agosto de 2018 às 18:01
Uma semana depois de Elon Musk anunciar que estava a pensar tirar a Tesla de bolsa por 420 dólares por acção, o supervisor norte-americano dos mercados convocou a cotada a testemunhar sobre este tema, avança a Fox Business esta quarta-feira, dia 15 de Agosto.

Normalmente, o envio de "subpoenas" (convocação de testemunhos) indica que foi aberta uma investigação formal. Neste caso estará em causa o meio de informação utilizado por Musk, que já tinha suscitado dúvidas. Os 61 caracteres do tweet podem ser considerados ilegais caso Elon Musk tenha induzido em erro os investidores, tentando manipular a evolução das acções.

Após a notícia da investigação, as acções da Tesla agravaram as perdas, chegando a desvalorizar quase 4,5%. Neste momento, os títulos registam uma queda de 3,22% para os 336,43 dólares.

A cotada acumula duas sessões de quedas, apagando os ganhos da semana passada. Após o tweet de Musk, as acções tinham disparado mais de 10%, tendo a negociação sido suspensa pela SEC que já nessa altura ficou em alerta. 

O líder da empresa que fabrica carros elétricos referia no tweet da passada terça-feira, dia 7 de Agosto, que poderia vir a pagar 420 dólares por acção - a esse preço, a empresa vale 71,6 mil milhões de dólares, o que faria desta saída de bolsa a mais cara de sempre. E Musk assegurava que já tinha "financiamento assegurado". 

Este é o ponto que poderá levantar mais dúvidas ao regulador. Ao não ter dado mais detalhes sobre o financiamento - só esta semana referiu que a Arábia Saudita pode vir a estar envolvida neste processo -, Elon Musk pode ser investigado pela SEC que analisará a veracidade dessa afirmação.

Além disso, segundo a Bloomberg, Musk poderá ser alvo de processos por parte de accionistas e outras partes interessadas se avançar com esta operação.

(Notícia actualizada às 18h23)



pub

Marketing Automation certified by E-GOI