32% dos créditos em incumprimento foram regularizados em 2013 (act.)
Este total representa um conjunto de 718.273 contratos de crédito, sendo que 147.450 se referem a empréstimos para a compra de casa. Mais de metade deste número (69%) tiveram início no primeiro semestre do ano. Em 42% dos processos de PERSI iniciados, o incumprimento foi regularizado ou pelo pagamento dos valores em atraso ou pela celebração de uma acordo entre as duas partes.
PUB
Quanto ao crédito ao consumo, foram integrados no PERSI 570.823 contratos. Deste número, 40,2% eram relativos a cartões de crédito, 34% a crédito pessoal e 12,4% a facilidades de descoberto. Também foi na primeira metade do ano que foram incluídos mais processos (69,2% do total). A percentagem de casos em que o incumprimento foi resolvido ascende a 33,6%.
PUB
No que se refere à renegociação alcançada entre o cliente e a instituição financeira, o diferimento de capital para a última prestação e o alargamento dos prazos foram as soluções mais vezes encontradas.
PUB
Dos mais de 830 procedimentos iniciados ao longo de todo o ano passado, 756.048 foram concluídos. No crédito aos consumidores, em 59,8% isto deveu-se a falta de acordo entre as partes. No empréstimo à habitação, esta percentagem ascendeu a 46,7%.
PUB
Recorde-se que, desde o início de 2013, as instituições financeiras foram obrigadas a incluir neste procedimento os contratos que se encontram em situação de incumprimento há mais de 30 dias.
(Actualiza com mais informação do Relatório de Supervisão Comportamental)
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Procedimento Extrajudicial de Regularização de Situações de Incumprimento PERSI incumprimento Banco de Portugal Relatório de Supervisão ComportamentalMais lidas
O Negócios recomenda