ASF dá "ok" à administração da Monaf. Gestão de Tomás Correia ainda aguarda
A Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões já deu luz verde à administração da Montepio Nacional de Farmácias (Monaf). Falta ainda a autorização para a equipa da Associação Mutualista Montepio Geral, liderada por Tomás Correia. A decisão foi tomada numa reunião do regulador dos seguros realizada na semana passada. Mais precisamente, a 8 de outubro, de acordo com o comunicado publicado no site da ASF. Foi nesse encontro que a entidade liderada por Margarida Corrêa de Aguiar procedeu ao registo da administração da Monaf, nomedamente da direção chefiada por Miguel Silvestre, mas também do conselho fiscal e do revisor oficial de contas para o mandato 2018-2020. Em vigor há um ano, o novo Código das Associações Mutualistas determinou que a supervisão das maiores mutualistas passou a ser da responsabilidade do regulador dos seguros. Além da Monaf, a ASF está também à avaliar a idoneidade de Tomás Correia e da restante equipa da Associação Mutualista Montepio Geral, não havendo ainda novidades sobre este processo. Foi em março que a ASF O novo Código das Associações Mutualistas chegou a gerar algum conflito entre o regulador dos seguros e o Governo quanto a quem competia avaliar a idoneidade dos responsáveis das mutualistas, nomeadamente depois de Tomás Correia ter sido condenado a pagar uma multa de 1,25 milhões de euros por irregularidades no Montepio.
PUB
A decisão foi tomada numa reunião do regulador dos seguros realizada na semana passada. Mais precisamente, a 8 de outubro, de acordo com o comunicado publicado no site da ASF.
Foi nesse encontro que a entidade liderada por Margarida Corrêa de Aguiar procedeu ao registo da administração da Monaf, nomedamente da direção chefiada por Miguel Silvestre, mas também do conselho fiscal e do revisor oficial de contas para o mandato 2018-2020.
PUB
Em vigor há um ano, o novo Código das Associações Mutualistas determinou que a supervisão das maiores mutualistas passou a ser da responsabilidade do regulador dos seguros. Além da Monaf, a ASF está também à avaliar a idoneidade de Tomás Correia e da restante equipa da Associação Mutualista Montepio Geral, não havendo ainda novidades sobre este processo.
O novo Código das Associações Mutualistas chegou a gerar algum conflito entre o regulador dos seguros e o Governo quanto a quem competia avaliar a idoneidade dos responsáveis das mutualistas, nomeadamente depois de Tomás Correia ter sido condenado a pagar uma multa de 1,25 milhões de euros por irregularidades no Montepio.
PUB
O Governo acabou por aprovar a clarificação legislativa ao Código das Mutualidades. O objetivo, explicou à data Tiago Antunes, secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, foi o de "explicitar os poderes e competência da ASF para apreciar a qualificação profissional, idoneidade, incompatibilidades e impedimentos das mutualistas sujeitas ao regime transitório".
PUB
Segundo o diploma, cabe à ASF "analisar o sistema de governação, designadamente verificando a adequação e assegurando o registo das pessoas que dirigem efetivamente as associações mutualistas, as fiscalizam ou são responsáveis por funções-chave, incluindo o cumprimento dos requisitos de idoneidade, qualificação profissional, independência, disponibilidade e capacidade, bem como os riscos a que as associações mutualistas estão ou podem vir a estar expostas e a sua capacidade para avaliar esses riscos, por referência às disposições legais, regulamentares e administrativas em vigor para o setor segurador".
(Notícia atualizada às 12:18 com mais informação)
PUB
Adam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda