Banco de Inglaterra mantém juros e sobe previsões de crescimento
Banco de Inglaterra anunciou esta quinta-feira, 13 de Setembro, que iria manter os juros no nível mais alto em nove anos, mantendo a fasquia onde a deixou no mês passado. Paralelamente, a instituição liderada por Mark Carney apresentou perspectivas mais optimistas em relação à economia britânica.
PUB
O voto do Comité de Política Monetária foi unânime, e a taxa directora foi fixada novamente nos 0,75%, indo ao encontro das expectativas dos economistas.
Independentemente desta última decisão, o banco sublinhou que aumentos "limitados" e "graduais" serão necessários para colocar a inflação na meta dos 2%. A expectativa dos investidores é de que a próxima subida seja efectuada em Maio.
No que toca à economia, as mais recentes previsões apontam para um crescimento de 0,5% no último trimestre do ano, uma perspectiva superior à avançada em Agosto, que via um crescimento de apenas 0,4% no mesmo período.
PUB
Para Carney, o Brexit é o maior desafio para o Reino Unido e admitiu que a incerteza relativamente ao futuro fora da União Europeia havia aumentado desde a última reunião. As previsões do Banco de Inglaterra têm, contudo, incorporados ajustes que têm em conta os possíveis cenários pós-Brexit.
O governador do banco central inglês vai manter-se ao leme durante o período mais conturbado de transição, razão que justifica um prolongamento do respectivo mandato.
Saber mais sobre...
Saber mais Banco de Inglaterra Governador Mark Carney Comité de Política Monetária Brexit União Europeia Reino Unido economia negócios e finanças macroeconomia banco centralMais lidas
O Negócios recomenda