Banco de Portugal tem várias propostas para o malparado da banca
O Banco de Portugal (BdP) afirmou esta quarta-feira que tem recebido "contributos e propostas" de "operadores de mercado, investidores potenciais e consultores" relativamente ao crédito malparado na banca, encontrando-se "a trabalhar com o Governo" nesta matéria.
PUB
"É do conhecimento público que o Banco de Portugal e o Governo têm vindo a trabalhar com vista à redução dos impactos negativos sobre o sistema financeiro e a economia do peso excessivo dos activos não produtivos no balanço dos bancos. Há diversos operadores de mercado, investidores potenciais e consultores que têm feito chegar às entidades responsáveis os seus contributos e propostas", refere o Banco de Portugal, acrescentando: "O trabalho vai continuar".
O Banco de Portugal reagia assim, numa nota escrita enviada à agência Lusa, à manchete desta quarta-feira do jornal Público, segundo o qual um "português oferece 15 mil milhões [de euros] para limpar malparado da banca".
PUB
Segundo o diário, a proposta é de um "ex-partner" do Goldman Sachs que "representa [um] consórcio internacional que quer fazer negócio com crédito de risco dos bancos" e "chegou há dois meses ao Governo e ao Banco de Portugal".
Contactada pela agência Lusa, fonte oficial do Ministério das Finanças não quis comentar.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Banco de Portugal BdP Carlos Costa malparado banca António Esteves Goldman SachsQuem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda