Bank Millennium com os lucros “mais elevados na história”
O polaco Bank Millennium terminou o ano com um resultado líquido de 701 milhões de zlotys (163 milhões de euros), o que corresponde a um aumento de 28,3% face ao mesmo período do ano passado, revelou o BCP, dono da maioria do capital do polaco, através de um comunicado emitido para a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
PUB
O banco fechou assim 2016, com "o valor mais elevado na história do banco", segundo o mesmo comunicado.
A instituição financeira realça que o novo imposto sobre o sector bancário na Polónia teve um impacto de 174,1 milhões de zlotys nos resultados do ano passado. Excluindo este impacto e efeitos extraordinários, como as provisões registadas no segundo trimestre do ano, o resultado líquido do Bank Millennium ascendeu 695 milhões de zlotys, mais 4,1% do que o valor comparável de 2015.
PUB
O produto bancário da instituição cresceu 23% e a margem financeira aumentou 10%, adianta a mesma fonte. Já as comissões líquidas caíram 2,5%.
PUB
O rácio de crédito com imparidade situou-se nos 4,5%, enquanto o rácio de solvabilidade, CET1, fixou-se nos 17,3%.
O banco polaco apresenta assim os resultados referentes a 2016, dias antes de serem conhecidos os números do BCP. O banco liderado por Nuno Amado vai divulgar os resultados do ano passado na próxima segunda-feira, 6 de Março.
PUB
As acções do Bank Millennium fecharam a sessão desta sexta-feira a ganhar 0,57% para 7,05 zlotys em Varsóvia, enquanto em Lisboa as do BCP encerraram a valorizar 1,34% para 15,9 cêntimos.
Mais lidas
O Negócios recomenda