BdP: Há menos 3.000 caixas multibanco nos últimos oito anos
Desapareceram mais de 3.000 caixas Multibanco em Portugal em oito anos. Os números constam das Séries Longas – Setor Bancário Português 1990-2018, uma base de dados com informação histórica sobre o sistema bancário português, divulgada esta terça-feira, 19 de novembro, pelo Banco de Portugal (BdP).De acordo com o relatório, havia 14.614 caixas automáticas em 2010. É precisamente esse ano que marca o início da tendência de redução do número de "multibancos". Em 2018, estes totalizavam 11.569. Ou seja, registou-se uma descida de 3.045 nos últimos oito anos.
PUB
"Esta evolução refletirá a coexistência física dos ATM e dos balcões tradicionais que, como referido, após um forte aumento se encontram também em redução nos anos mais recentes", refere o Banco de Portugal no documento.
Mesmo com esta diminuição, o país continua a estar acima da média europeia. Segundo o regulador, "em termos per capita, Portugal, juntamente com a Áustria, era o país da área do euro com maior número de ATM em 2018 - cerca de 1,4 por cada mil habitantes contra um valor médio inferior a 0,9 para a área do euro". Há mais terminais de pagamento Por outro lado, verificou-se um "forte aumento do número de terminais de pagamento", refere o banco liderado por Carlos Costa, afirmando que "ainda que tenha sido um fenómeno global, essa subida foi mais expressiva em Portugal".
PUB
Há mais terminais de pagamento
"Em Portugal, verificou-se sempre um aumento do número de POS, com exceção dos anos de 2011, 2012 e 2013, em que os efeitos da crise se poderão ter feito sentir no número de estabelecimentos comerciais. Nesse indicador, Portugal também se encontra acima da área do euro, embora a diferença seja claramente menor do que a verificada nos ATM", afirma o BdP.
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda