Bruxelas cria regras para veículos de malparado

A Comissão Europeia vai definir regras para a criação de veículos nacionais de gestão de malparado. Esta é uma das medidas previstas no plano de acção de combate ao crédito não produtivo aprovado pelos ministros das Finanças europeus.
Bloomberg
Maria João Gago 11 de Julho de 2017 às 22:12

A Comissão Europeia vai definir até ao final do ano as regras para a criação de veículos de gestão de crédito malparado, públicos e privados, que estejam de acordo com as regras europeias sobre ajudas de Estado. Esta é uma das 13 medidas do plano de acção para a redução do malparado aprovado esta terça-feira pelos ministros das Finanças da União Europeia, a ser desenvolvido até final de 2018.

PUB

Relativamente à possível criação de empresas de gestão de activos nacionais, o Ecofin solicitou à Comissão Europeia que defina princípios comuns sobre os activos abrangidos, os limites a que vão ser sujeitos, as regras de avaliação, os perímetros de participação nestes veículos, as suas estruturas de capital e modelos de governação. Mas respeitando as regras sobre a resolução bancária e ajudas de Estado.

Esta é apenas uma das tarefas que os ministros das Finanças europeus atribuíram à Comissão Europeia no âmbito do combate ao malparado. Também o Banco Central Europeu, a Autoridade Bancária Europeia e o Conselho Europeu de Risco Sistémico são desafiados a desenvolver diversas iniciativas que permitam reduzir o crédito com incumprimento dos bancos europeus. Além do que a banca está a fazer, "é vantajoso adoptar medidas adicionais para fazer face ao malparado existente e evitar a sua futura acumulação", refere o comunicado do Ecofin.

PUB

Comissário europeu do Euro

PUB
Saber mais sobre...
Saber mais malparado BCE Comissão Europeia
Pub
Pub
Pub