Carlos Costa propõe mostrar documentos sobre idoneidade de Salgado
"Desafio esta câmara a constituir uma comissão, à semelhança de outros países, para que cada um dos seus membros venha consultar os documentos técnicos do Banco de Portugal sobre a idoneidade de Ricardo Salgado, sem telefones e sem câmaras fotográficas", propôs Carlos Costa aos deputados da comissão parlamentar de Orçamento e Finanças.
PUB
O governador desafiou os deputados depois de ter sido confrontado pelo socialista João Galamba com a existência de vários pareceres de técnicos do Banco de Portugal, incluindo do departamento jurídico, favoráveis ao afastamento de Ricardo Salgado do BES ainda no final de 2013.
PUB
A proposta levou o deputado do PSD, Leitão Amaro, a fazer um requerimento oral defendendo a votação sobre a criação dessa comissão. O socialista João Paulo Correia defendeu que essa proposta devia ser feita por escrito, posição que acabou por prevalecer.
PUB
Mas a deputada do CDS, Cecília Meireles, aproveitou para criticar o governador por causa deste desafio. "Talvez esta proposta pudesse ter sido feita há dois anos", criticou.
PUB
O governador recordou que a sua proposta está em linha com o que acontece entre o Parlamento Europeu e o BCE, sublinhando que a consulta dos documentos é feita no pressuposto de que os deputados ficam sujeitos ao dever de segredo. Em resposta à deputada Cecília Meireles, Carlos Costa disse que este desafio "chegou a ser falado na comissão parlamentar de inquérito ao BES mas foi abandonado".
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Carlos Costa Ricardo Salgado BES Banco de Portugal idoneidade documentosAdam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda