Crédito ao consumo dispara 22% em Maio

As famílias portuguesas continuam a aumentar o recurso a empréstimos junto de instituições financeiras para financiar a compra de bens de consumo. O crédito automóvel aproximou-se dos 200 milhões.
Poupança cai com mais consumo e menos rendimento pessoas compras consumidores
Nuno Carregueiro 15 de Julho de 2016 às 11:57

As instituições financeiras emprestaram 491,86 milhões de euros em crédito ao consumo no mês de Maio, um valor que representa um aumento de 22% face ao mês do ano passado e de 5,1% contra Abril deste ano.

PUB

 

Os valores foram revelados esta sexta-feira, 15 de Julho, pelo Banco de Portugal e confirmam a tendência de aumento do consumo das famílias portuguesas, com recurso ao crédito.

PUB

O volume de crédito ao consumo concedido em Maio está perto do máximo mensal, que foi fixado em Março com valores acima de 500 milhões de euros.

 

PUB

No crédito pessoal verificou-se um aumento de 135,3% no crédito com finalidade (educação, saúde, energias renováveis e locação financeira de equipamentos) e de 21% nos outros créditos pessoais sem finalidade específica, para 219,7 milhões de euros.

 

PUB

No crédito automóvel os aumentos são mais significativos, com um crescimento homólogo de 30% para 186 milhões de euros. O aumento mais forte verificou-se no crédito para compra de carros usados (41,4% para 108 milhões de euros).

 

No segmento cartões de crédito, linhas de crédito, contas correntes bancárias e facilidades de descoberto o financiamento concedido aumentou 7,3% para 83 milhões de euros.

PUB

 

Somando todos os tipos de crédito ao consumo, nos primeiros cinco meses do ano, as famílias portuguesas pediram emprestados 2,34 mil milhões de euros, o que representa um aumento de 20,5% face ao período compreendido entre Janeiro e Maio do ano passado.

Saber mais sobre...
Saber mais Banco de Portugal crédito ao consumo
Pub
Pub
Pub