DBRS diz que maiores bancos espanhóis estão mais sólidos
Ao analisar os resultados do primeiro semestre dos maiores bancos espanhóis aos quais atribui rating, a canadiana DBRS considera que as contas mostram a capacidade dos mesmos para reportarem uma sólida geração de capital que os deve ajudar a lidar com a evolução do ambiente regulatório.
PUB
No relatório a que o Negócios teve acesso, a DBRS refere que os resultados da banca espanhola nos primeiros seis meses deste ano foram sobretudo impulsionados por um resultado líquido resiliente – apesar da pressão das baixas taxas de juro –, pelo forte aumento das comissões bancárias e pelas menores provisões para crédito malparado e outros activos, "reflectindo assim o ambiente económico benigno e a melhoria do mercado imobiliário".
Do lado das pressões baixistas, a agência destaca que "apesar do significativo aprovisionamento para cobertura de activos problemáticos, os maiores bancos espanhóis ainda detêm uma proporção substancial de crédito malparado" – o que reflecte os desafios que a banca do país continua a enfrentar, se bem que tenha havido progressos neste sentido nos primeiros seis meses do ano.
PUB
A DBRS destaca, neste relatório, que no primeiro semestre de 2017 houve duas grandes aquisições na banca que influenciaram o conjunto dos resultados neste sector: em Fevereiro de 2017, o CaixaBank concluiu a aquisição do BPI, e em Junho o Santander comprou o Banco Popular Espanhol na sequência da sua resolução.
PUB
O lucro atribuível a estes grandes bancos espanhóis aumentou 21% entre Janeiro e Junho, incluindo-se as operações internacionais do Santander, BBVA, TSB Bank (da subsidiária britânica do Sabadell) e BPI. Excluindo estes contribuitos internacionais e os contributos do Popular, o resultado líquido atribuível ao este grupo de bancos aumentou 15% no primeiro semestre em comparação com o período homólogo de 2016.
Recorde-se que, no âmbito da compra do BPI, o então CEO Fernando Ulrich passou a "chairman", substituindo Artur Santos Silva, e na presidência executiva passou a estar o espanhol Pablo Forero.
Saber mais sobre...
Saber mais DBRS Santander CaixaBank Banco Popular Espanhol BPI BBVA TSB Bank Sabadell Popular bancaA Europa do lado de lá
UGT tratada com luvas de seda
Mais lidas
O Negócios recomenda