Fim da investigação ao cartel da banca passa para 2014
A entrada de um novo conselho, liderado por António Ferreira Gomes (na foto), e de novos documentos levaram ao adiamento do processo. Ainda assim, apesar do prolongamento dos prazos, o processo continua a decorrer dentro do limite legal. A lei dá ao regulador 18 meses, a contar do despacho de abertura do inquérito (20 de Dezembro de 2012) para concluir a instrução do processo.
PUB
A investigação à banca começou no final do ano passado, tendo por base indícios de troca de informação comercial entre bancos, após uma denúncia do Barclays, tendo conduzido a buscas a 15 instituições bancárias, o que sucedeu a 6 de Março.
PUB
Os documentos recolhidos nas buscas à CGD, ao BCP, ao BES, ao BPI, ao Santander Totta, ao Montepio, ao Banif, ao Crédito Agrícola, ao BIC Portugal e ao Barclays ficaram nas mãos do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) a quem coube decidir quais poderiam ser usados como prova e os que teriam de ser destruídos.
PUB
A denúncia do Barclays poderá permitir ao banco escapar a uma multa de 46,7 milhões de euros caso lhe seja dada imunidade total, ou apenas uma redução de 50%.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Autoridade da Concorrência cartel da banca CGD BCP BES BPI Santander Totta Montepio ao Banif Crédito Agrícola BIC Portugal BarclaysA Europa do lado de lá
UGT tratada com luvas de seda
Mais lidas
O Negócios recomenda