Fosun assegura que não está a ser investigada por regulador chinês
A Fosun International garantiu que nunca foi alvo de uma investigação pelas autoridades chinesas e que tem cumprido todas as exigências regulamentares na China e nos países onde está presente. A garantia foi dada pelo presidente executivo da empresa, Wang Qunbin, esta quinta-feira, 31 de Agosto.
Durante um encontro com jornalistas, o responsável explicou, citado pelo Financial Times, que os reguladores estavam apenas a monitorizar algumas empresas com vínculos ao sector financeiro.
PUB
"Para o sistema financeiro, por exemplo,existem reguladores de seguros, banca e valores mobiliários que vão regularmente às empresas" para fazer um ponto de situação, comentou Wang Qunbin, acrescentando que se trata de "uma actividade normal".
A reacção do responsável acontece depois de em Junho ter sido noticiado que as autoridades chinesas tinham aberto uma investigação à exposição de vários bancos a diversas grandes empresas do país, incluindo a Fosun. Em causa estavam as preocupações do regulador chinês para a banca - China Banking Regulatory Commision (CBRC) - com os riscos sistémicos que os empréstimos a estas empresas representam.
As autoridades chinesas têm tentado reduzir as milionárias compras estrangeiras por parte das empresas do país, de forma a ajudar a proteger a moeda local, o yuan, de uma maior desvalorização.
PUB
A Fosun é liderada por Guo Guangchang (na foto) e, além de ser o maior accionista do BCP, a empresa é dona da maior seguradora portuguesa, a Fidelidade, e da empresa privada de saúde, Luz Saúde. A compra de activos em Portugal pela Fosun atinge quase os 1.500 milhões de euros.
Saber mais sobre...
Saber mais Fosun International China China Banking Regulatory Commision Guo Guangchang serviços financeirosA importância das entrelinhas
O vírus do Estado
Mais um erro do PS?
Relembrar Ernâni Lopes
Mais lidas
O Negócios recomenda