Goldman Sachs reforça presença na Europa com compra de gestora de ativos "verdes"

O gigante de Wall Street comprou a holandesa NN Investment Partners por 1,7 mil milhões de euros. O objetivo é reforçar a presença na Europa e ampliar a carteira de ativos ligados ao ESG.
Brendan McDermid /Reuters
Fábio Carvalho da Silva 11 de Abril de 2022 às 18:36

O Goldman Sachs continua a reforçar a sua presença na Europa. O banco de investimento norte-americano anunciou esta segunda-feira a compra da holandesa NN Investment Partners, pertencente ao NN Group, por 1,7 mil milhões de euros.

PUB

Segundo o comunicado enviado pelo gigante de Wall Street, a operação inclui a integração "de mais de 900 colaboradores na família Goldman Sachs", reforçando a sua posição no bloco europeu e aumentando a aposta em ativos "verdes".

 

PUB

O banco já tinha anunciado a intenção de comprar a sociedade de investimentos holandesa, numa nota emitida em agosto do ano passado, tendo avançado na altura que o negócio estaria concluído "até ao fim do primeiro trimestre de 2022", uma promessa que agora se cumpre.

 

O negócio amplia ainda a carteira de ativos sobre a alçada do banco de investimento para aproximadamente 2,8 biliões de dólares (cerca de 2,57 biliões de euros à taxa de câmbio atual), dos quais 600 mil milhões de dólares (cerca de 571,50 mil milhões de euros) estão sediados na Europa.

PUB

Atualmente, a NN Investment Partners está focada em ativos ligados ao conceito de responsabilidade ambiental e social, sendo que 90% dos ativos sob supervisão estão sob alçada de critérios ESG (sigla inglesa para Environmental, Social and Corporate Governance).

 

O acordo prevê ainda uma estratégia a longo prazo com a NN Investments, de forma "a gerir uma uma carteira de ativos de aproximadamente 180 mil milhões de dólares".

PUB

Para David Solomon, CEO do Goldman Sachs, citado na nota de imprensa, "esta aquisição cumpre o nosso compromisso de colocar a sustentabilidade no centro da nossa plataforma de investimento".

Pub
Pub
Pub