Governo britânico pretende vender acções do Lloyds no retalho

O Governo de David Cameron pretende colocar à venda pelo menos dois mil milhões de libras (cerca de três mil milhões de acções) do Lloyds para as famílias no início do próximo ano.
Governo britânico pretende vender acções do Lloyds no retalho
05 de Outubro de 2015 às 09:44

O Governo britânico pretende vender acções do banco britânico Llodys, liderado por Horta Osório (na foto), ao retalho. Londres pretende colocar à venda pelo menos dois mil milhões de libras (mais de 2,7 mil milhões de euros), isto é em torno de três mil milhões de acções, no início do próximo ano. Os destinatários destes títulos são as famílias, de acordo com a Bloomberg.

PUB

O Executivo liderado por David Cameron pretende "sair completamente" do Llodys "nos próximos meses", de acordo com um comunicado divulgado esta segunda-feira, 5 de Outubro, e citado pela agência de informação.

Ao público vai ser oferecido um desconto de 5% face ao preço de mercado, com uma acção de bónus por cada dez títulos se os detentores das mesmas as tiverem por mais de um ano.

PUB

A Bloomberg escreve ainda que o objectivo das autoridades britânicas é tentar que o banco regresse totalmente às mãos dos privados depois de o Governo ter gasto 20,5 mil milhões de libras a resgatar o banco durante a crise financeira de 2008.

Entretanto, um porta-voz do banco liderado por Horta Osório, numa declaração enviada às redacções, referiu que "a decisão sobre qualquer venda das acções do Lloyds Banking Group detidas pelo governo [cabe ao próprio] governo". "Uma vez implementada [esta operação] vai ser dado um passo adicional para que o grupo seja novamente detido por privados. Isto reflecte o trabalho árduo desenvolvido durante os últimos quatro anos para transformar o Lloyds num banco simples, com baixo risco e focado nos clientes e que está comprometido em ajudar o Reino Unido a prosperar", acrescenta. 

A verba obtida por Londres com esta operação vai ser usada para ajudar a diminuir a dívida pública.

PUB

As acções do Lloyds na bolsa de Londres somam 1,45% para 77,66 pences. 

(Notícia actualizada às 14h17 com declaração do porta-voz do banco)

Saber mais sobre...
Saber mais Londres David Cameron Lloyds bancos Reino Unido
Pub
Pub
Pub