Monte dei Paschi ganha controlo sobre Mediobanca ao ultrapassar fasquia dos 50% na OPA

O histórico banco italiano já conseguiu mais de 50% dos direitos de voto na oferta que lançou sobre o rival, avança a Bloomberg. Operação cria terceiro maior banco transalpino.
Monte dei Paschi
Bloomberg
Pedro Barros Costa 18:35

O banco italiano Banca Monte dei Paschi di Siena SpA conseguiu obter mais de metade dos direitos de voto do Mediobanca na oferta pública de aquisição (OPA) sobre o rival, de acordo com fontes próximas do assunto citadas pela Bloomberg, conseguindo o controlo acionista sobre o banco de investimento.

Os investidores no Mediobanca venderam mais de 50% da ações do banco na oferta não solicitada do Monte Paschi, de acordo com as fontes. A participação do Monte Paschi pode ainda aumentar, uma vez que a oferta, encerrada no final da sessão desta segunda-feira, será reaberta de 16 a 22 de setembro, com o Monte Paschi a comprometer-se a comprar as ações cedidas.

PUB

 Um porta-voz do Monte Paschi recusou comentar.

O negócio, no valor de 15,9 mil milhões, deverá criar o terceiro maior banco de Itália. Também corresponde à ambição da primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, de criar um novo grande banco para melhor rivalizar com os gigantes Intesa Sanpaolo e
UniCredit, assinala a Bloomberg.  

O Monte Paschi disse anteriormente que considerava a oferta bem-sucedida se ultrapassasse a fasquia de 35% do Mediobanca, tendo depois procurado alcançar os 50%, passando a deter um ainda maior controlo do banco. Também vai permitir a consolidação do Mediobanca e aumentar o capital através da utilização de 2,9 mil milhões em impostos por ativos diferidos.

PUB

Esta segunda-feira, foi noticiado pela Bloomberg que o CEO do Mediobanca, Alberto Nagel, preparava a sua demissão, juntamente com a restante administração, enquanto o Monte Paschi estava prestes a ganhar controlo do banco que lidera. Contudo, não há ainda uma decisão final e a situação poderá mudar, ressalva a agência.      

O Monte Paschi aumentou a oferta este mês ao acrescentar 0,90 euros em dinheiro por ação e baixar a fasquia para 35%. A nova oferta avalia o Mediobanca em 19,56 por ação no fecho do mercado desta segunda-feira, face a um preço de mercado de 19,48 por ação. 

Pub
Pub
Pub