Montepio coloca 750 milhões de obrigações hipotecárias
A Caixa Económica Montepio Geral concluiu esta segunda-feira, 9 de Outubro, uma emissão de obrigações hipotecárias no valor de 750 milhões de euros, que representa o "regresso ao mercado de dívida ao final de oito anos", de acordo com o comunicado divulgado pela instituição liderada por José Félix Morgado.
PUB
"A operação beneficiou da melhoria da situação dos mercados. Apesar de a crise na Catalunha ter causado alguns sobressaltos, a emissão foi bem recebida, reflectindo a trajectória de recuperação dos resultados da caixa económica, tendência que se confirmará no terceiro trimestre", afirmou o presidente do Montepio ao Negócios.
PUB
De acordo com os dados divulgados pela instituição, "a procura superou a oferta em 5 vezes, tendo o montante inicial da emissão sido aumentado dos 500 milhões de euros previstos inicialmente, para os 750 milhões de euros".
PUB
Com o resultado desta emissão, o Montepio vai "reduzir o recurso ao Banco Central Europeu (BCE), tal como está previsto no plano estratégico, que prevê a diferenciação das fontes de financiamento", adiantou Félix Morgado.
PUB
A emissão, que foi liderada por três bancos de investimento internacionais – JP Morgan, NatWest MArkets e Unicredit – tem uma maturidade de cinco e um referencial de preço de 0,65%, abaixo do nível de 0,75% inicialmente previsto. A linha de obrigações hipotecária recebeu uma notação de rating de A3/A/A pela Moody’s, Fitch e DBRS, respectivamente.
PUB
De acordo com o presidente do Montepio, a totalidade da emissão foi colocada junto de investidores institucionais europeus, norte-americanos e também portugueses.
PUB
(Notícia actualizada pela segunda vez às 18:12 com declarações de José Félix Morgado, presidente da Caixa Económica Montepio Geral)
Saber mais sobre...
Saber mais Caixa Económica Montepio Geral José Félix Morgado obrigações hipotecáriasAdam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda