Montepio quer mais depósitos e reforçar peso no crédito às PME

Pedro Leitão, CEO do Banco Montepio, vê margem para aumentar a quota no financiamento às empresas, salientando que há forte procura por crédito por parte do turismo e da habitação.
Pedro Leitão, CEO do Banco Montepio, quer crescer de forma orgânica. Afasta aquisições.
Vítor Mota
Paulo Moutinho 17 de Junho de 2025 às 13:11

O Banco Montepio quer crescer em quota de mercado nos próximos anos. Em entrevista à Bloomberg, Pedro Leitão diz ter a ambição de captar mais depósitos junto dos particulares, mas também conceder mais financiamento às empresas, nomeadamente às Pequenas e Médias Empresas (PME).

Aquele que é "o banco mais antigo de Portugal", como salienta a Bloomberg, pretende aumentar em 4 mil milhões de euros o valor global dos depósitos e da carteira de crédito ao longo dos próximos três anos.

PUB

Do lado do crédito, o foco de Pedro Leitão vai para o reforço do financiamento do Banco Montepio às PME. E, revela, a procura é elevada, especialmente em dois setores: o da habitação, mas também o do turismo.

"Estamos a preparar o banco para um projeto de crescimento", diz Leitão, salientando que o banco que lidera está agora bem capitalizado. E o crescimento almejado será orgânico, com o CEO a afastar um cenário de aquisições.

Saber mais sobre...
Saber mais Crédito e dívida Banca Montepio Portugal
Pub
Pub
Pub