Novo Banco perde o presidente e um administrador

Já estão oficializadas duas saídas da administração do Novo Banco. Eduardo Stock da Cunha deixa o banco no final do mês. José João Guilherme fica até ao final de Agosto. Não há ainda substitutos.
Miguel Baltazar
Diogo Cavaleiro 06 de Julho de 2016 às 19:45

Não é só Eduardo Stock da Cunha que vai sair do Novo Banco. José João Guilherme também vai deixar a administração da instituição financeira criada como herdeira do Banco Espírito Santo. 

PUB

"O Novo Banco, S.A. informa que os senhores Dr. Eduardo Stock da Cunha e Eng. José João Guilherme renunciaram aos cargos de presidente do conselho de administração e de vogal do conselho de administração, respectivamente", revela um comunicado no site da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários. 

Já há data para o fim do mandato mas a chegada de substitutos pode acelerar o processo. "O Dr. Eduardo Stock da Cunha permanecerá em funções até 31 de Julho de 2016 e o Eng. José João Guilherme até 31 de Agosto de 2016, excepto se entretanto forem designados novos membros pelo cacionista, caso em que cessarão funções nessa data".

PUB

Stock da Cunha irá para o Lloyds e, segundo a Sky News, vai liderar a área de aquisições no Lloyds, banco de onde é quadro e de onde saiu em comissão de serviço. Foi em Setembro de 2014 que o gestor ocupou o lugar de Vítor Bento, que saiu em discordância com a estratégia do governador Carlos Costa para o Banco de Portugal. 

Não é indicado o motivo para a saída de José João Guilherme, que esteve à frente do banco - que se encontra em processo de venda. Antes de ir para o Novo Banco, o gestor estava na gestão de empresas não financeiras, para onde tinha ido depois de um período no BCP. 

PUB

Com a saída dos dois administradores, no conselho do Novo Banco ficam, para já, Jorge Freire Cardoso, Vítor Fernandes, Francisco Vieira da Cruz e Francisco Cary, este último com o pelouro financeiro. Mas as saídas só ocorrerão quando houver substitutos. 

 

PUB

António Ramalho, da Infraestruturas de Portugal, é o nome escolhido pelo Banco de Portugal para substituir Stock da Cunha na liderança do banco cujo capital está totalmente nas mãos do Fundo de Resolução. O Governo não tem objecções à escolha. 

 

PUB

(Notícia actualizada às 19:51 com mais informações)

Pub
Pub
Pub