PCP chama Ongoing à comissão de inquérito ao BES
O Partido Comunista Português quer a Ongoing na comissão parlamentar de inquérito à gestão do BES e do GES, num momento em que a empresa tem estado nas notícias enquanto accionista da Portugal Telecom.
PUB
Nuno Vasconcellos, presidente do conselho de administração, e Rafael Mora, vice-presidente, são os nomes da Ongoing convocados pelo grupo parlamentar comunista, encabeçado por Miguel Tiago. A Ongoing, dona do Diário Económico, tinha uma parceria estratégica com o Banco Espírito Santo, além de ser uma das principais accionistas, a par do banco, da Portugal Telecom. A ESAF, gestora de fundos que pertencia ao BES e transitou para o Novo Banco, também detinha papel comercial da Ongoing – um financiamento que terá sido concedido já perto do colapso do banco, segundo avançou o Sol.
PUB
O PCP, além da Ongoing, também chama Carlos Calvário à comissão parlamentar de inquérito. Calvário, que esteve ligado ao caso Portucale, era um director do Grupo Espírito Santo (Espírito Santo Financial Group) com responsabilidades no departamento de risco.
Já há mais de 100 personalidades e têm sido várias as audições solicitadas pelos partidos, o que prometeria engrossar a lista. Contudo, parece já certo que o número de pessoas a ouvir poderá nunca chegar à centena, já que poderá haver acordos entre os partidos para cancelar determinadas audições. Todos os depoimentos têm de ser acordados pelos grupos. Neste momento, já se contam cerca de 30 audições realizadas.
PUB
Nos requerimentos entregues esta quarta-feira ao presidente da comissão, o PCP também pede "todos os relatórios de auditorias internas e externas na posse" do Banco de Portugal realizadas desde 2000. Da mesma forma, solicita que a Espírito Santo International, Rioforte, Espírito Santo Research e Espírito Santo Control, sociedades do Grupo Espírito Santo, entreguem a lista de pagamentos do ramo não financeiro de cada uma.
Saber mais sobre...
Saber mais PCP Ongoing BES GES Partido Comunista Português Nuno Vasconcellos Rafael Mora Miguel Tiago Banco Espírito Santo Portugal Telecom Novo Banco PCP Carlos CalvárioMais lidas
O Negócios recomenda