Primeiro-ministro garante que recapitalização da Caixa estará concluída em Abril
Já se sabia que a CGD avançaria com a emissão de dívida subordinada ainda este mês, mas António Costa deixou hoje a garantia de que o processo que se arrasta há meses estará concluído em Abril.
PUB
Numa intervenção na abertura de uma conferência sobre investimento em Portugal, organizado pela Fundação Calouste Gulbenkian, esta quarta-feira, 15 de Março, o governante referiu os passos dados pelo Governo no sentido de fortalecer a banca nacional.
PUB
"Ao longo deste ano, foram dados passos importantes [no sector financeiro]. A Caixa Geral de Depósitos tem o seu quadro de recapitalização aprovado pela União Europeia e, ao longo deste mês, será concluída a segunda fase, permitindo chegar ao mês de Abril com o processo de recapitalização devidamente concluído", sublinhou o primeiro-ministro.
PUB
António Costa referiu vários avanços que considera positivos no sector, notando também que, segundo o Banco de Portugal, o Novo Banco "está em fase de conclusão" e que, mesmo o peso do crédito malparado nos balanços dos bancos está agora um pouco mais diluído, depois das injecções de capital no BCP e na Caixa.
PUB
O secretário de Estado Ricardo Mourinho Félix já tinha anunciado em Fevereiro que a emissão de dívida subordinada da CGD seria realizada em Março, devendo ser no valor de 500 milhões de euros. Nos próximos 18 meses será colocada uma segunda tranche junto dos privados. Neste processo o Estado terá de injectar 2,5 mil milhões de euros.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Governo Estado CGD António Costa Caixa Geral de Depósitos Banco de Portugal BCP economia negócios e finanças economia (geral) serviços financeiros banca António CostaMais lidas
O Negócios recomenda