Provedor de Santa Casa vai ser administrador do Montepio
O provedor da Santa Casa de Misericórdia de Lisboa deverá ser um dos administradores não-executivos do Montepio. A informação foi avançada este sábado pelo semanário Expresso e confirmada pelo Negócios. Edmundo Martinho ainda recebeu luz verde do Banco de Portugal porque o seu nome foi proposto mais tarde.
PUB
Já Carlos Tavares recebeu autorização do regulador para ser presidente do Conselho de Administração (chairman), cargo que acumulará, por enquanto, com o de presidente executivo (CEO). Dentro de seis meses deverá ser nomeado o CEO, altura em que também entrarão na administração do banco Edmundo Martinho e os restantes membros que ainda aguardam aval do Banco de Portugal.
A participação do provedor da Santa Casa na administração do banco é a consequência da entrada da instituição social no Montepio. Isso mesmo foi confirmado ao Expresso por fonte oficial da mutualista: "confirmamos a entrada no capital da Caixa Económica Montepio Geral, com intenção de contribuir directamente para um projecto mobilizador na área da economia social".
PUB
Quanto ao peso que terá no capital, ainda se desconhecem os valores. O semanário diz que a participação da Santa Casa no capital do banco deverá rondar 1%. Certo, para já, é que a Haitong continuará a trabalhar com a Santa Casa, confirmou o Negócios.
Adam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda