PSD quer "auditoria externa e independente" ao Banif

"A Caixa Geral de Depósitos não pode ser o caixote do lixo do sistema financeiro português", disse Luís Montenegro, ao mesmo tempo que pediu uma auditoria independente aos últimos anos de vida do Banif.
PSD Passos Coelho Luís Montenegro José Matos Rosa
Miguel Baltazar/Negócios
Diogo Cavaleiro 23 de Dezembro de 2015 às 12:48

O Partido Social Democrata anuncia que quer uma "auditoria externa e independente para apurar todas as responsabilidades de todos os envolvidos neste caso".

PUB

As palavras de Luís Montenegro, no debate após a votação do Orçamento Rectificativo para 2015 (que permite a injecção de 2.255 milhões de euros no Banif), foram feitas depois de toda a esquerda defender que o Governo do PSD e do CDS ocultou os problemas com o banco fundado por Horácio Roque.

O PSD não tem falado sobre os últimos anos do Banif, optando por fazer comentários e questões apenas sobre o momento de resolução decidido este domingo, 20 de Dezembro. Sobre a gestão do processo desde a injecção de dinheiro estatal, tem remetido comentários para a comissão parlamentar de inquérito que todos os partidos querem fazer ao banco.

PUB

Entretanto, Luís Montenegro quis fazer uma declaração sobre a intenção de Mário Centeno de integrar o Banif na Caixa Geral de Depósitos.

"A Caixa Geral de Depósitos não pode ser o caixote do lixo do sistema financeiro português", defende o PSD, mostrando-se contra a hipótese que o Governo PS queria impor na solução do Banif, mas que a Comissão Europeia rejeitou.

PUB

Na sua intervenção, Montenegro questionou a "solução de Governo" do PS, com o apoio da esquerda, já que PCP, PEV e BE votaram contra o Rectificativo. O documento foi aprovado pelos socialistas, contando com a abstenção do PSD. 

Pub
Pub
Pub