Santander aumenta lucros em 13% até Setembro

O grupo liderado por Ana Botín aumentou os lucros em 13% nos primeiros nove meses do ano, para os 5.742 milhões de euros. Este resultado contou com o forte crescimento das receitas em vários mercados, incluindo Brasil, Espanha, México e Portugal.
Fernando Villar/EPA
Rita Atalaia 31 de Outubro de 2018 às 07:47

O banco espanhol Santander, dono do Santander Totta, conseguiu aumentar os lucros em 13% nos primeiros nove meses do ano. Para este resultado, a actividade em Portugal contribuiu com 364 milhões de euros.

 

PUB

O maior banco de Espanha apresentou um aumento dos lucros para 5.742 milhões de euros até Setembro, à boleia do "forte crescimento das receitas em vários mercados, incluindo Brasil, Espanha, México e Portugal, em conjunto com a melhoria da qualidade do crédito", refere o Santander no comunicado enviado ao regulador esta quarta-feira, 31 de Outubro.

 

Já olhando para o terceiro trimestre, o lucro líquido avançou 36% para 1,99 mil milhões de euros, surpreendendo positivamente os analistas consultados pela Bloomberg que estimavam um resultado de 1,93 mil milhões de euros neste período.

PUB

 

Para a presidente do grupo Santander, Ana Botín, este é apenas o início de "muitos anos" de crescimento dos lucros.

 

PUB

O contributo de Portugal para os resultados globais cresceu 15% para 364 milhões de euros nos primeiros nove meses, impulsionado por "novas melhorias na eficiência e um menor custo do crédito", tendo a integração do Banco Popular sido concluída durante Outubro, refere a instituição financeira.

 

Já a actividade em Espanha deu um forte contributo, ao registar um resultado positivo de 526 milhões de euros. Ou seja, quase triplicou os lucros em comparação com o período homólogo, beneficiando do aumento das comissões.

PUB

 

Contudo, o que surpreendeu os investidores foi o impacto positivo destes números nos rácios de capital, que permitiram ao banco reforçar o CET1 em 31 pontos base para 11,11%. Uma melhoria que vai aumentar as expectativas em torno de um aumento dos dividendos ou recompras de acções.

 

PUB
Saber mais sobre...
Saber mais banca Santander Santander Totta Ana Botín
Pub
Pub
Pub