Santander aumenta lucros em 13% até Setembro
O banco espanhol Santander, dono do Santander Totta, conseguiu aumentar os lucros em 13% nos primeiros nove meses do ano. Para este resultado, a actividade em Portugal contribuiu com 364 milhões de euros.
PUB
O maior banco de Espanha apresentou um aumento dos lucros para 5.742 milhões de euros até Setembro, à boleia do "forte crescimento das receitas em vários mercados, incluindo Brasil, Espanha, México e Portugal, em conjunto com a melhoria da qualidade do crédito", refere o Santander no comunicado enviado ao regulador esta quarta-feira, 31 de Outubro.
Já olhando para o terceiro trimestre, o lucro líquido avançou 36% para 1,99 mil milhões de euros, surpreendendo positivamente os analistas consultados pela Bloomberg que estimavam um resultado de 1,93 mil milhões de euros neste período.
PUB
Para a presidente do grupo Santander, Ana Botín, este é apenas o início de "muitos anos" de crescimento dos lucros.
PUB
O contributo de Portugal para os resultados globais cresceu 15% para 364 milhões de euros nos primeiros nove meses, impulsionado por "novas melhorias na eficiência e um menor custo do crédito", tendo a integração do Banco Popular sido concluída durante Outubro, refere a instituição financeira.
Já a actividade em Espanha deu um forte contributo, ao registar um resultado positivo de 526 milhões de euros. Ou seja, quase triplicou os lucros em comparação com o período homólogo, beneficiando do aumento das comissões.
PUB
Contudo, o que surpreendeu os investidores foi o impacto positivo destes números nos rácios de capital, que permitiram ao banco reforçar o CET1 em 31 pontos base para 11,11%. Uma melhoria que vai aumentar as expectativas em torno de um aumento dos dividendos ou recompras de acções.
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda