Serviços financeiros: Bruxelas ameaça levar Portugal a tribunal
A Comissão Europeia considera que Portugal não transpôs devidamente para a legislação nacional as directivas comunitárias que enquadram a actividade e a supervisão dos seguros e resseguros. Após ter recebido respostas que considerou insatisfatórias, Bruxelas anunciou nesta quarta-feira, 17 de Maio, que enviou a Lisboa um "parecer fundamentado", desencadeando a última fase de negociação antes de passar ao eventual litígio, junto do Tribunal de Justiça europeu.
PUB
Em causa está a transposição integral da Directiva Solvência II e da Directiva Omnibus II que substituem as 14 directivas sobre seguros e resseguros, anteriormente conhecidas como Solvência I.
PUB
No comunicado enviado às redacções, a Comissão refere que estas directivas introduziram um "quadro prudencial sólido e robusto para as companhias de seguros" e novas regras que "visam garantir a solidez financeira das empresas de seguros, para que possam cobrir os riscos em períodos difíceis".
Estas directivas tornaram-se plenamente aplicáveis em 1 de Janeiro de 2016 e o prazo para a sua transposição para o direito nacional terminou há mais de um ano, em 31 de Março de 2015. No entanto, Portugal, a par da Letónia, Hungria e Polónia, "não notificaram à Comissão todas as medidas necessárias para a transposição integral dessas regras para o direito nacional", precisa a Comissão, acrescentando que, se os países visados não actuarem nos próximos dois meses, poderá instaurar uma acção no Tribunal de Justiça da UE.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Comissão Europeia Portugal Directiva Omnibus II Directiva Solvência II seguros tribunal justiçaA importância das entrelinhas
O vírus do Estado
Mais lidas
O Negócios recomenda