Soluções para clientes do Banif dificilmente passam por fraude na comercialização
As soluções para os investidores com produtos financeiros do Banif que ficaram por reembolsar não deverão passar pela conclusão de que houve fraude na comercialização. O Governo admite, tal como o regulador dos mercados tem defendido, que a venda de tais produtos foi feita sem práticas ilícitas. O que obriga a encontrar hipóteses de trabalho distintas.
PUB
Segundo um comunicado do gabinete de António Costa, onde Diogo Lacerda Machado tem assegurado o dossiê, houve um encontro entre o Executivo e a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários com a associação que representa os investidores não qualificados do Banif, a Alboa, na passada sexta-feira.
PUB
No encontro, agendado a pedido da Alboa, foi debatida a "dificuldade de identificar qualquer mis-selling generalizado na sua comercialização", segundo o comunicado de imprensa.
A CMVM tem defendido que não há provas de problemas na colocação destes produtos. A entidade presidida por Gabriela Figueiredo Dias continua o seu trabalho para analisar as emissões que foram comercializadas pelo Banif e montantes respectivos. Uma das grandes dificuldades nesta tarefa é o facto de o banco ter sido dividido em três entidades: Santander Totta, Oitante e Banif "mau".
PUB
Apesar desse trabalho ter sido já iniciado há anos - a resolução ocorreu a 20 de Dezembro de 2015 -, ainda está longe de um fecho. A nota do gabinete de António Costa diz que o trabalho está na fase "inicial".
"Será marcada oportunamente nova reunião, quando este trabalho inicial - ainda em curso - estiver terminado, a fim de identificar possíveis caminhos a seguir, em cumprimento das resoluções parlamentares", aponta a nota de imprensa.
PUB
De qualquer forma, o Governo diz estar a prosseguir "esforços para identificar possíveis soluções para investidores não qualificados de produtos financeiros do Banif". São resoluções que "recomendam ao Governo que encontre soluções para resolver a situação dos lesados não-qualificados no âmbito dos processos do BES/GES e do Banif" e a "protecção dos investidores não qualificados do Banif".
Saber mais sobre...
Saber mais António Costa Diogo Lacerda Machado Comissão do Mercado de Valores Mobiliários Alboa Gabriela Figueiredo Dias Santander Totta Oitante BanifAdam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda