S&P melhora "rating" do BCP mas mantém notação em "lixo"

A Standard & Poor's elevou a avaliação do rating do BCP em um nível. Ainda assim, o patamar em que se encontra continua a considerar o investimento no BCP especulativo, ou seja, continua em "lixo".
BCP
Miguel Baltazar/Negócios
Carla Pedro 23 de Fevereiro de 2017 às 17:41

A agência de notação financeira Standard & Poor’s subiu em um nível a classificação da dívida de longo prazo do Banco Comercial Português, de B+ para BB-. O rating do banco liderado por Nuno Amado passou assim do quarto para o terceiro nível da categoria de investimento especulativo, o que significa que, apesar da melhoria, continua no "lixo". Será preciso que suba três níveis para entrar no patamar de investimento de qualidade.

 

PUB

A decisão foi tomada na sequência da revisão em alta da notação de rating intrínseco do BCP (Stand Alone Credit Profile - SACP) de "b+" para "bb-", efectuada após a conclusão da operação de aumento de capital, refere a agência no seu relatório. A decisão foi já também divulgada pelo BCP junto da CMVM.

 

"A razão para estes ‘upgrades’ prende-se com a expectativa da S&P de que o BCP continuará a fazer progressos na implementação do seu plano estratégico, enfocando-se no retorno à rendibilidade", refere o comunicado.

PUB

 

Apesar de se manter no "lixo", as perspectivas são boas, uma vez que a agência manteve em ‘estável’ a perspectiva ("outlook") para a evolução da sua capacidade de reembolso – o que significa que não deverá alterar a classificação do banco nos próximos 12 meses.

 

PUB

Além disso, retirou o "credit watch positive", o que significa que não prevê nos próximos tempos alterações que justifiquem uma mudança de posição.

 

Recorde-se que quando a agência prevê que um rating pode ser alterado nos 6 a 24 meses seguintes, emite um "outlook" (perspectiva). Neste caso, a perspectiva estável aponta para uma manutenção deste cenário durante um ano. Já quando a agência considera que pode haver acontecimentos ou circunstâncias susceptíveis de mexerem com a classificação no curto prazo – normalmente no período de 90 dias – então pode colocar o rating em credit watch (sob revisão).

PUB

O BCP terminou a sessão desta quinta-feira a ceder 2,29% para 0,1495 euros.

(Notícia actualizada às 18:00)

Saber mais sobre...
Saber mais BCP S&P rating notação financeira
Pub
Pub
Pub