TC já está a receber declarações dos gestores da Caixa
Algumas declarações de património dos gestores da Caixa começaram a dar entrada no Tribunal Constitucional esta segunda-feira, 28 de Novembro, confirmou ao Negócios fonte oficial do Palácio Ratton. A entrega das declarações acontece depois da demissão do presidente da Caixa Geral de Depósitos (CGD) e de mais seis administradores do banco público.
PUB
A mesma fonte disse apenas serem "algumas" declarações de património sem querer quantificar ou dizer a quem se referem. Além de António Domingues, demitiram-se seis gestores: Emídio Pinheiro, Henrique Cabral Menezes, Paulo Rodrigues da Silva, Pedro Norton, Angel Corcóstegui Guraya e Herbert Walter. Os gestores tinham até dia 9 de Dezembro para enviar as declarações ao TC ou contestar a notificação. Os gestores terão optado pela primeira solução. A aprovação na semana passada no Parlamento de uma proposta do PSD que clarificava a aplicação da lei de 1983 - obrigando os gestores a entregar as declarações a partir de 1 de Janeiro - veio tornar a obrigação cada vez mais real. Mesmo que o TC aceitasse a contestação dos gestores do banco público, a partir de Janeiro de 2017 essa obrigação seria incontornável. A entrega das declarações tem também como objectivo mostrar que os gestores não têm nada a esconder, apesar de terem optado pela demissão.
Os gestores tinham até dia 9 de Dezembro para enviar as declarações ao TC ou contestar a notificação. Os gestores terão optado pela primeira solução. A aprovação na semana passada no Parlamento de uma proposta do PSD que clarificava a aplicação da lei de 1983 - obrigando os gestores a entregar as declarações a partir de 1 de Janeiro - veio tornar a obrigação cada vez mais real. Mesmo que o TC aceitasse a contestação dos gestores do banco público, a partir de Janeiro de 2017 essa obrigação seria incontornável.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Caixa Geral de Depósitos CGD Caixa António Costa Tribunal Constitucional declaração de rendimentos António DominguesQuem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda