Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Banco angolano Sol quer ser o próximo a instalar-se em Portugal

O Sol é o quinto maior banco angolano, contando com 250 agências e 16 centros empresariais, em todo o país.

167º Angola: IPC 19
Lusa 18 de Junho de 2018 às 11:20
  • Assine já 1€/1 mês
  • 3
  • ...

O banco Sol deverá ser a próxima instituição financeira angolana a estabelecer uma filial em Portugal, para captar financiamentos externos para o mercado angolano, anunciou a administração esta segunda-feira, 18 de Junho.

 

De acordo com Coutinho Nobre Miguel, presidente do conselho de administração daquele banco, privado e constituído em 2001, a expansão internacional passa, além de Portugal, por uma filial a estabelecer na vizinha Namíbia e um escritório de representação em Macau.

 

Com activos avaliados em 502.775 milhões de kwanzas (1.800 milhões de euros) em 2017, o Sol é o quinto maior banco angolano, contando com 250 agências e 16 centros empresariais, em todo o país, e um volume de crédito a clientes de 190.131 milhões de kwanzas (675 milhões de euros).

 

Em 2017, registou um resultado líquido no exercício superior a 9.171 milhões de kwanzas (32,5 milhões de euros).

 

"Hoje não podemos limitar-nos apenas ao nosso espaço geográfico. Estamos num mundo cada vez mais globalizado, num mundo de internacionalização das empresas, com uma diplomacia económica e financeira, e a banca tem de ser activa para captar financiamentos externos e trazes esses financiamentos para repassar para o mercado", explicou Coutinho Nobre Miguel.

 

O banco Sol detém uma participação de quase 1% no grupo português Galilei, antiga Sociedade Lusa de Negócios, que era a dona do banco BPN.

 

Bancos angolanos como BAI, BNI ou BIC já contam actualmente com sucursais europeias, com sede em Lisboa.

Ver comentários
Saber mais Sol Banco Sol banca Coutinho Nobre Miguel
Mais lidas
Outras Notícias