pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Bancos só se financiaram em 82,6 mil milhões através do BCE

O Banco Central Europeu (BCE) disponibilizou 400 mil milhões de euros para os bancos se conseguirem financiar a longo-prazo. Os bancos financiaram-se, na primeira operação, em 82,6 mil milhões, menos de metade das estimativas dos analistas, que esperavam que a procura fosse baixa.

mario draghi BCE
mario draghi BCE Bloomberg
18 de Setembro de 2014 às 10:31

O BCE tem 400 mil milhões de euros para financiar os bancos a quatro anos, em empréstimos de longo prazo condicionados ao financiamento à economia (TLTRO). Vão ocorrer oito operações de financiamento. Os resultados da primeira foram conhecidos esta quinta-feira,18 de Setembro, e ficaram aquém do estimado.

Os analistas consultados pela Bloomberg estimavam uma procura reduzida, com a média a apontar para 174 mil milhões de euros. Mas o valor captado pelos bancos ficou a menos de metade da estimativa, atingindo os 82,6 mil milhões de euros.

"O Banco Central Europeu alocou 82,6 mil milhões de euros a 255 contrapartes na primeira de oito operações de financiamento de longo prazo que serão realizadas entre Setembro de 2014 e Junho de 2016", revela a autoridade monetária num comunicado publicado no site da instituição

O BCE adianta que para esta primeira operação estavam elegíveis 382 entidades, que representam, directa e indirectamente, 1.372 instituições de crédito.

A segunda operação vai decorrer a 11 de Dezembro.

O BCE recorda que nas duas primeiras operações de financiamento as instituições que quiserem participar podem pedir emprestado um equivalente a 7% do total dos empréstimos que têm ao sector privado não financeiro.

O anúncio de concessão de novos LTRO foi feito no início de Junho pelo presidente da autoridade, Mario Draghi, numa altura em que o BCE tem lançado medidas para tentar estimular o financiamento da economia. Ainda em Setembro, Draghi anunciou um programa de intervenção no mercado de dívida titularizada. A gestora BlackRock foi contratada para ajudar no trabalho preparatório deste programa, que irá arrancar já em Outubro de 2014 e sobre o qual haverá mais detalhes na próxima reunião do BCE.

(Notícia actualizada às 10h45 com mais informação)

Ver comentários
Publicidade
C•Studio