pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Bankinter lucra 272 milhões de euros no segundo trimestre

Resultados estão em linha com o que foi conseguido pelo banco espanhol em igual período do ano passado. Nas contas semestrais, o resultado líquido aumentou 14% a nível internacional e 2% em Portugal.

Bankinter
Bankinter DR
24 de Julho de 2025 às 07:25

O Bankinter registou lucros de 272 milhões de euros no período entre abril e junho, o que representa uma ligeira quebra relativamente aos 273 milhões de euros de igual período de 2024. Segundo a Reuters, os resultados são ainda assim acima do esperado pelos analistas, que apontavam para lucros na casa dos 258 milhões de euros.

O banco espanhol revela ter faturado 560 milhões de euros com o rendimento líquido de juros (ou seja, o balanço entre os ganhos que teve com os empréstimos bancários menos os custos com os depósitos), um valor que fica 4% abaixo do conseguido no segundo trimestre do ano passado. Mas superando, novamente, as expectativas dos analistas, que apontavam para 548 milhões de euros.

Já os resultado antes de impostos para o primeiro semestre foram de 765,6 milhões de euros, o que representa uma subida de 7% relativamente ao período homólogo. O resultado líquido nos primeiros seis meses do ano foi de 541,7 milhões de euros, uma subida de 14,4%. A rentabilidade sobre capitais próprios (ROE) do banco foi de 18,4% e a liquidez mantém-se estável com um rácio de depósitos sobre créditos de 103%.

"Ainda que a margem de juros do primeiro semestre (1.101 milhões de euros) registe uma queda de 5,1% em relação ao mesmo período de 2024, a margem de juros deste segundo trimestre já é superior à dos trimestres anteriores, devido sobretudo à redução do custo dos depósitos, o que representa uma alteração de tendência", lê-se na nota divulgada à imprensa.

Segundo comunicado enviado às redações, o Bankinter Portugal teve resultados antes de impostos de 104 milhões de euros no primeiro semestre, o que representa uma subida de 2%. A contribuir para os resultados estão o crescimento de 11% da carteira de crédito para 11 mil milhões de euros e um crescimento de 20% dos recursos de clientes para dez mil milhões de euros. Os custos do Bankinter Portugal aumentaram 15% no primeiro semestre, revela o banco.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio