Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

EuroBic diz que Teixeira dos Santos não está a ser investigado pelo BdP

O Público avançou que o regulador quer saber quem é que deu as ordens para a transferência de 135 milhões de dólares de uma conta da Sonangol no Eurobic para a offshore no Dubai, a Matter Bussiness, ligada a Isabel dos Santos. Uma informação que o EuroBic desmente.

O Abanca anunciou, esta segunda-feira, a compra de 95% do banco       liderado por Teixeira dos Santos.
David Martins
Negócios 26 de Fevereiro de 2020 às 09:45
  • Assine já 1€/1 mês
  • 3
  • ...

O Banco de Portugal tem em curso uma investigação ao papel de Teixeira dos Santos no Eurobic no âmbito do escândalo Luanda Leaks, segundo o Público. Uma informação que o banco já desmentiu.

O inquérito foi aberto para o supervisor liderado por Carlos Costa se certificar que as informações dadas por Teixeira dos Santos sobre o tema são verdadeiras e que os critérios exigidos em situações do género foram cumpridos, detalha o mesmo jornal na edição desta quarta-feira.

Na base da investigação está a transferência de 135 milhões de dólares de uma conta da Sonangol, aberta no Eurobic, para uma sociedade no Dubai, a Matter Business.  Ora, o regulador quer perceber se as ordens para esta movimentação partiram mesmo do responsável financeiro (CFO) da Sonangol, que tinha mandato para movimentar a conta da petrolífera como alegou Teixeira dos Santos em entrevista à RTP.

"Foram ordens legítimas, dadas por quem estava legitimado para as dar, no tempo em que podia dá-las e por isso foram executadas", defendeu o presidente do EuroBic.

Já o o EuroBic "desmente que esteja em curso qualquer investigação do Banco de Portugal sobre o presidente da sua comissão executiva, Prof. Teixeira dos Santos, relacionada com os Luanda Leaks". 

"O que está em averiguação por parte do supervisor são as operações de transferência ordenadas pela Sonangol que foram objeto de divulgação, cuja execução, de acordo com os procedimentos bancários habituais, não envolveu a intervenção de qualquer membro dos orgãos sociais do Banco", explicou a instituição financeira, num comunicado.

(Notícia atualizada com a reação do EuroBic à notícia.)

Ver comentários
Saber mais Banco de Portugal BdP Eurobic Teixeira dos Santos Isabel dos Santos Luanda Leaks banca
Outras Notícias