Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

CEO da Wirecard demite-se após escândalo financeiro. Ações afundam mais 26% e Moody's põe rating no lixo

Por esta altura, avolumam-se os receios de que a Wirecard declare insolvência neste fim-de-semana.

Ana Batalha Oliveira anabatalha@negocios.pt 19 de Junho de 2020 às 13:32
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

O CEO da empresa alemã de pagamentos Wirecard, Markus Braun, demitiu-se do cargo numa altura em que um novo escândalo financeiro está a abalar a empresa.

 

Fonte oficial da Wirecard emitiu um comunicado onde informa que a demissão de Braun tem efeito imediato. Braun é substituído por um CEO interino, James Freis.

 

No dia anterior à demissão, a Wirecard havia admitido que os auditores da EY descobriram um buraco de 1,9 mil milhões de euros em cash no balanço da empresa. Desta forma, a empresa foi obrigada a adiar a publicação das contas de 2019, pela quarta vez este ano. 

A empresa anunciou ainda que, caso a situação financeira não estivesse consolidada até esta sexta-feira, poderia recorrer a créditos de aproximadamente 2 mil milhões de euros, pelo que se avolumam os receios de que a Wirecard declare insolvência neste fim-de-semana.

As ações da empresa de pagamentos alemã têm caído a pique. Nesta sexta-feira o declínio é de 26% para os 26,30 euros, depois de já ter recuado mais de 46% durante a sessão, descendo a um mínimo de dezembro de 2017. Estes registos juntam-se à profunda queda desta quinta-feira, que chegou a ultrapassar os 70%, tendo as ações terminado com menos 65% do valor.

Em termos cumulativos, a perda em bolsa dos dois últimos dias é de cerca de 75%, semelhante à quebra registada desde o início do ano.

Ao final do dia, já depois do encerramento dos mercados do outro lado do Atlântico, a agência de notação financeira Moody's cortou o rating da Wired Card para o patamar de "lixo" e disse que poderá proceder a mais descidas na classificação da qualidade da dívida empresa.



(notícia atualizada às 21:13 com corte de rating pela Moody's)

Ver comentários
Saber mais Wirecard Markus Braun economia negócios e finanças Informação sobre empresas economia (geral)
Mais lidas
Outras Notícias