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CGD garante que erro informático não enviou clientes para risco de incumprimento

Um número “reduzido” de clientes do banco recebeu mensagens segundo a quais teriam sido enviados para risco de incumprimento de crédito. Erro informático não teve consequências práticas, garante a instituição financeira.

Sérgio Lemos
20 de Março de 2025 às 14:07

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) assegura que o erro informático que levou a que alguns clientes tenham recebido uma mensagem segundo a qual teriam sido marcados como estando em risco de incumprimento não passou disso mesmo – uma mensagem, sem qualquer efeito prático.

"A Caixa não enviou clientes para incumprimento (PARI)", esclarece fonte oficial do banco público.

A mesma fonte assegura que "devido a um erro numa atualização de sistemas, foi enviada através da sua plataforma digital, uma mensagem de aviso de abertura de PARI, a um número reduzido de clientes, que foi revertida poucas horas depois, sem qualquer impacto para os mesmos". O número exato de clientes afetados não foi revelado.

" Caixa não enviou clientes para incumprimento (PARI).Caixa Geral de Depósitos

Fonte Oficial

O Plano de Ação para o Risco de Incumprimento (PARI) é iniciado quando uma instituição financeira deteta indícios que o cliente pode vir a falhar o pagamento de prestações do(s) seu(s) empréstimos. O processo antecede o Procedimento Extrajudicial de Regularização de Situações de Incumprimento (PERSI), levantado se e quando as falhas se verificam.

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