Greve com “impacto limitado” na CGD. Mas STEC diz que a maioria das agências fechou
Está instalada a guerra de números e palavras sobre o impacto da greve geral na Caixa Geral de Depósitos. O banco diz que 98% das agências estão a funcionar normalmente. Sindicato diz que mais de metade fecharam ou ficaram sem condições para operar.
O impacto da greve geral na operação da Caixa Geral de Depósitos (CGD) está a ser “limitado”, garante o banco. Mas o sindicato mais representativo dos trabalhadores da instituição garante que a adesão foi grande, levando a disrupções na maioria das agências.
A instituição financeira avança que “97,7% das agências mantiveram a sua operação habitual em todo o território nacional, servindo os clientes que ali se dirigiram. No atendimento aos clientes empresarias, 100% dos Gabinetes de Empresas mantiveram a sua atividade normal”.
O banco público esclarece que “dada a impossibilidade de deslocação de alguns colaboradores dos serviços centrais, muitos asseguraram a sua atividade de forma remota”.
Com os clientes a optarem cada vez mais pelo aceso digital, a CGD salienta também que 98,8% das operações da Caixa já são realizadas pelos canais digitais ou automáticos, o que também limita o impacto da greve na operação normal.
As garantias da Caixa contrastam com as do STEC, o sindicato mais representativo dos trabalhadores do grup
“A Greve Geral está a ser um êxito, com uma grande adesão de trabalhadores da CGD, verificando-se a maioria das agências encerradas ou com a porta fechada sem condições mínimas para prestar os vários serviços dentro da normalidade”, diz o sindicato.
A organização sindical acusa mesmo a CGD de tomar opções que minimizam, do ponto de vista estatístico, o impacto na operação. “Já sabemos que para a CGD nas agências, a simples presença da gerência, mesmo sem efetuar transações, será motivo para serem estatisticamente contabilizadas como operacionais, descurando por completo todos os procedimentos internos de segurança”.
Sobre a utilização do teletrabalho, o STEC caracteriza-o como “dissuasor da adesão à greve”.
Mais lidas