Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Lista dos devedores: PSD acusa Banco de Portugal de "violar a lei" 

O vice-presidente da bancada parlamentar do PSD, António Leitão Amaro, diz que o Banco de Portugal está a "violar a lei" ao não publicar os dados sobre os devedores da banca. 

Miguel Baltazar/Negócios
Rita Atalaia ritaatalaia@negocios.pt 28 de Maio de 2019 às 18:05
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

"Repararam que o Banco de Portugal está a violar a lei?", questiona António Leitão Amaro na rede social Twitter, relembrando que a instituição liderada por Carlos Costa tinha até 23 de maio para publicar um outro relatório com a informação agregada e anonimizada relativa aos maiores devedores dos bancos que receberam ajudas públicas, o que não aconteceu. 

 

O Banco de Portugal publicou, esta terça-feira, no seu site, um relatório que não contém qualquer informação sobre os grandes créditos. Os únicos números divulgados neste relatório são os relativos às ajudas estatais recebidas pelos bancos - valores que já eram públicos e que são agora sistematizados pelo regulador da banca.  

 

De acordo com a lei, o banco tinha de publicar um relatório com o "resumo sob a forma agregada e anonimizada da informação relevante relativa às grandes posições financeiras". Isto além de um outro relatório que tem de chegar ao Parlamento, sem quaisquer restrições relativamente à informação sobre os maiores devedores.  

"Porque não publicou este relatório [com a informação agregada]"?, questiona António Leitão Amaro. 

 

Esta questão estará em cima da mesa na conferência de líderes agendada para esta quarta-feira. Isto depois de Ferro Rodrigues, presidente da Assembleia da República, ter convocado para esta terça-feira uma reunião com a mesa para decidir de que forma esta informação vai ser tratada e divulgada, assim como quem vai aceder. 

 

Ver comentários
Saber mais António Leitão Amaro devedores da banca
Outras Notícias