Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Morais Pires tutelava Isabel Almeida. Mas Ricardo Salgado também

A directora de mercados do BES estava sob o pelouro do administrador financeiro. Mas Morais Pires diz que viajava muito. E que, nas suas ausências, Salgado, "como sempre", era o responsável.

Bruno Simão/Negócios
Diogo Cavaleiro diogocavaleiro@negocios.pt 11 de Dezembro de 2014 às 19:37
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

A quem é que reportava Isabel Almeida, a directora do departamento financeiro e de mercados do Banco Espírito Santo? A pergunta foi feita pelo deputado comunista Miguel Tiago, dado que a gestora foi constituída arguida no âmbito de buscas sobre o Universo Espírito Santo.

 

"A dr. Isabel Almeida era directora-geral do banco. Tinha plena autonomia para dirigir o departamento", começou por respondeu o administrador financeiro do Banco Espírito Santo até Julho de 2014.

 

"Mas eu não me escudo na ideia de que viajava 47 semanas em 52 de um ano", ressalvou. Mais à frente disse: "nas minhas ausências, reportava ao Salgado".

 

Miguel Tiago perguntou, novamente, a quem reportava.

 

"O departamento financeiro estava sob o meu pelouro, mas reportava também a qualquer outro administrador, nas minhas ausências ou, como sempre, ao Dr. Ricardo Salgado", concluiu.

 

Nas buscas feitas pelo no início de Dezembro a edifícios do BES e escritórios e domicílios,

 

Sobre o esquema de emissão de obrigações, com recurso à Eurofin e que causaram perdas ao BES, Morais Pires não falou porque, diz, está sob segredo de justiça. Apesar de não ser arguido, disse ter acesso a informação aquando das buscas, pelo que não pode falar sobre ela. Isabel Almeida e um seu colaborador, Miguel Soares, foram constituídos arguidos neste processo.

 

Amílcar Morais Pires foi o primeiro nome proposto por Salgado para seu sucessor, apesar de o Banco de Portugal ter rejeitado – acabou por avançar Vítor Bento. Isabel Almeida era a proposta para administradora com o pelouro financeiro. Também não terá sido aceite pelo regulador. 

Ver comentários
Saber mais Isabel Almeida Banco Espírito Santo Miguel Tiago Espírito Santo Ricardo Salgado Amílcar Morais Pires Banco de Portugal Vítor Bento
Mais lidas
Outras Notícias