Novo Banco nomeia Mark Bourke para CEO. Leigh Bartlett vai ser diretor financeiro
O Novo Banco anunciou esta manhã a nova composição do conselho de administração executivo para o novo mandato. Mark Bourke assumirá funções como CEO e Leigh Bartlett será o novo diretor financeiro.
Mark Bourke será o próximo CEO do Novo Banco, que deu esta quinta-feira a conhecer a nova composição do conselho de administração executivo. Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMMV), o banco sublinha que o gestor é o "candidato ideal" para suceder a António Ramalho, tendo "mais de 20 anos de experiência como administrador executivo em instituições financeiras reguladas".
Antes de se juntar ao Novo Banco - onde desempenhava até agora funções de diretor financeiro (CFO), Mark Bourke foi também CFO do Allied Irish Banks e membro da Equipa de Liderança do AIB, de 2014 a 2019. Começou a sua carreira na PwC em 1989 e em 2000 juntou-se ao IFS Group como Administrador Financeiro, sendo promovido a CEO do grupo em 2006. O Conselho Geral e de Supervisão (CGS) salienta que "a nomeação de um candidato interno assegura continuidade e estabilidade, bem como o alinhamento com o plano estratégico de médio prazo recentemente aprovado". De fora vem o novo CFO: Leigh Bartlett. Atualmente (desde 2020) é o CEO do Masthaven Bank, depois de ter já desempenhar funções como CFO do banco entre 2019 e 2020. Foi previamente CFO do RBS UK Retail e do RBS Insurance entre 2008 e 2011, CFO do Westpac Banking Corporation entre 2011 e 2015 e CFO da Williams & Glyn (RBS Group) entre 2015 e 2017. Foi também CFO do FNZ Group depois de 2017. "Depois de um processo de pesquisa robusto, o CGS concluiu que Leigh Bartlett é o candidato que melhor preenche os critérios exigidos e salienta o facto de o novobanco ter conseguido atrair e contratar um CFO de elevado renome, com o seu conhecimento, perícia e experiência de mais de 15 anos na indústria de serviços financeiros, demonstrando o progresso significativo que o novobanco tem efetuado nos últimos anos", refere o comunicado. Administração ganhar novo responsável de créditoA administração da instituição financeira irá ter uma nova posição de Chief Credit Officer (CCO), que será ocupada por Rui Fonte. Este será responsável pelas matérias relacionadas com o crédito (nomeadamente grandes empresas e PME), incluindo a recuperação. "Esta nova função de crédito será responsável pelo cumprimento das novas regulamentações e normas de crédito estabelecidas pelo BCE/EBA. Os atuais departamentos de Recuperação de Crédito Empresas, Recuperação de Crédito Retalho e Crédito, que reportam atualmente ao CEO, serão transferidas para o CCO", aponta. Há ainda outros três cargos que se mantêm inalterados:
Antes de se juntar ao Novo Banco - onde desempenhava até agora funções de diretor financeiro (CFO), Mark Bourke foi também CFO do Allied Irish Banks e membro da Equipa de Liderança do AIB, de 2014 a 2019. Começou a sua carreira na PwC em 1989 e em 2000 juntou-se ao IFS Group como Administrador Financeiro, sendo promovido a CEO do grupo em 2006.
O Conselho Geral e de Supervisão (CGS) salienta que "a nomeação de um candidato interno assegura continuidade e estabilidade, bem como o alinhamento com o plano estratégico de médio prazo recentemente aprovado".
De fora vem o novo CFO: Leigh Bartlett. Atualmente (desde 2020) é o CEO do Masthaven Bank, depois de ter já desempenhar funções como CFO do banco entre 2019 e 2020. Foi previamente CFO do RBS UK Retail e do RBS Insurance entre 2008 e 2011, CFO do Westpac Banking Corporation entre 2011 e 2015 e CFO da Williams & Glyn (RBS Group) entre 2015 e 2017. Foi também CFO do FNZ Group depois de 2017.
"Depois de um processo de pesquisa robusto, o CGS concluiu que Leigh Bartlett é o candidato que melhor preenche os critérios exigidos e salienta o facto de o novobanco ter conseguido atrair e contratar um CFO de elevado renome, com o seu conhecimento, perícia e experiência de mais de 15 anos na indústria de serviços financeiros, demonstrando o progresso significativo que o novobanco tem efetuado nos últimos anos", refere o comunicado.
Administração ganhar novo responsável de créditoA administração da instituição financeira irá ter uma nova posição de Chief Credit Officer (CCO), que será ocupada por Rui Fonte. Este será responsável pelas matérias relacionadas com o crédito (nomeadamente grandes empresas e PME), incluindo a recuperação.
"Esta nova função de crédito será responsável pelo cumprimento das novas regulamentações e normas de crédito estabelecidas pelo BCE/EBA. Os atuais departamentos de Recuperação de Crédito Empresas, Recuperação de Crédito Retalho e Crédito, que reportam atualmente ao CEO, serão transferidas para o CCO", aponta.
Entre as restantes posições, Carlos Brandão foi aprovado como o próximo Chief Risk Officer (CRO) É, desde julho de 2017, o responsável de risco do banco, reportando ao atual CRO, a quem agora sucede. Entre as responsabilidades inclui risco global, modelos de rating compreendendo taxonomia ESG, Model Validation Office e Cyber Security Office.
"Esta informação é divulgada na sequência do comunicado efetuado em 31 de março de 2022 relativo à intenção de António Ramalho de cessar as funções que atualmente desempenha como CEO do novobanco", clarifica o comunicado enviado à CMVM sobre a saída do anterior gestor que deverá ser efetivada a 1 de agosto. A nova administração está ainda sujeita à avaliação de "fit and proper" por parte do supervisor. (notícia atualizada às 08:50)
"Esta informação é divulgada na sequência do comunicado efetuado em 31 de março de 2022 relativo à intenção de António Ramalho de cessar as funções que atualmente desempenha como CEO do novobanco", clarifica o comunicado enviado à CMVM sobre a saída do anterior gestor que deverá ser efetivada a 1 de agosto. A nova administração está ainda sujeita à avaliação de "fit and proper" por parte do supervisor.
Mais lidas