Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Público: Crédito da ex-dona do Banif passou para o Santander

A Rentipar, sociedade das herdeiras de Horácio Roque, tinha uma dívida de 8,9 milhões de euros ao Banif. Com a resolução do banco, o crédito passou para o Santander.

Miguel Baltazar/Negócios
Negócios 21 de Março de 2016 às 08:37
  • Assine já 1€/1 mês
  • 3
  • ...
Segundo noticia esta segunda-feira, 21 de Março, o Público, a Rentipar Investimentos - que entrou em insolvência com créditos totais de 130 milhões de euros, entre 70 milhões à banca e 60 milhões a obrigacionistas - viu uma dívida de 8,9 milhões que tinha no Banif ser transferida para o Santander Totta, no âmbito da medida de resolução do Banco de Portugal de 20 de Dezembro.

O crédito não passou para o veículo que foi criado no momento da resolução - a Oitante - e que assumiu vários activos do Banif recusados pelo Santander Totta. 

A Rentipar Investimentos - uma sociedade através da qual as filhas e herdeiras de Horácio Roque detinham uma posição no banco fundado pelo pai - deu como garantia do empréstimo, de acordo com a notícia do Público, um penhor sobre 7,26% da Rentipar Financeira (veículo de investimento), 25% da Genius (seguros), obrigações da Rentimundi (imobiliário) e 90% da Reticontrol (gestão e contabilidade).

A insolvência da Rentipar foi decretada em meados de Janeiro e deixou um rasto de dívidas, sendo a mais elevada a do Novo Banco, com créditos totais de 54 milhões de euros. A do Millennium BCP ascende a 13,4 milhões. Aos obrigacionistas, a sociedade ficou a dever cerca de 60 milhões de euros.
Ver comentários
Saber mais Banif Banco de Portugal Santander Totta Banco de Portugal Rentipar BCP Oitante Novo Banco Horácio Roque
Mais lidas
Outras Notícias