Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Regulador espanhol multa Caixabank, Santander, BBVA e Sabadell em 91 milhões

O regulador da concorrência espanhol decretou multas no valor total de 91 milhões de euros às quatro maiores entidades financeiras de Espanha. Em causa estão produtos derivados.

Reu
Negócios jng@negocios.pt 14 de Fevereiro de 2018 às 18:26
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

A Comissão Nacional dos Mercados e da Concorrência (CNMC) decretou sanções a quatro entidades financeiras espanholas, que totalizam 91 milhões de euros. CaixaBank, Santander, BBVA e Sabadell foram os sancionados.

 

O regulador decretou as sanções porque estas entidades "organizaram a oferta de derivados de taxas de juro em condições distintas das que foram acordadas com os clientes, nas quais se especificava que seriam contratados em condições de mercado", revela o regulador, citado pelo El País.

 

O CaixaBank foi o alvo da maior coima (31,8 milhões), seguido pelo Santander (23,9 milhões). O BBVA foi multado em 19,8 milhões de euros e o Sabadell em 15,5 milhões.

 

O processo em causa foi aberto em 2016, com as práticas a serem realizadas entre 2006 e 2016.

 

A investigação foi aberta depois de uma denúncia apresentada por uma empresa de promoção, construção e exploração de parques e infra-estruturas eólicas. As autoridades entretanto tiveram acesso a documentação relacionada a outras 22 empresas, correspondente a 43 operações de derivados, adianta a mesma publicação espanhola.

Ver comentários
Saber mais CaixaBank Santander BBVA Sabadell justiça banca Espanha
Outras Notícias