Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Regulador multa banco do BCP na Polónia devido a cláusulas abusivas no crédito

Três bancos polacos foram alvo de uma multa de 61 milhões de zlótis. O Bank Millennium foi um deles.

Reuters
Negócios jng@negocios.pt 23 de Setembro de 2020 às 08:33
  • Assine já 1€/1 mês
  • 3
  • ...

O Bank Millennium, unidade polaca do Banco Comercial Português, foi um dos três bancos polacos alvo de uma multa por parte do regulador do país devido à utilização de cláusulas abusivas nos acordos com clientes que tinham contratos de crédito à habitação em moeda estrangeira.

O banco controlado pelo BCP sofreu a multa mais reduzida: 10,5 milhões de zlótis (2,33 milhões de euros). O BNP Paribas Polska foi alvo de uma coima de 26,6 milhões de zlótis e o Santander Bank Polska terá de pagar 23,6 milhões de euros.

A UOKiK, que é a entidade da concorrência na Polónia, aplicou multas no total de 61 milhões de zlótis. De acordo com a Bloomberg, que avança com a notícia, o regulador conclui que os bancos estavam a incluir cláusulas abusivas nos acordos com clientes que lhes permitia definir taxas de câmbio arbitrárias.

A investigação do regulador decorre já desde julho de 2017 e os bancos podem recorrer da decisão.

Desde 2008 que o Bank Millennium não concede crédito à habitação em moeda estrangeira, tendo vindo a diminuir anualmente a exposição a esta tipologia de financiamentos, à medida que os mesmos são amortizados pelos clientes.

 

Ver comentários
Saber mais BCP Polónia Bank Millennium
Mais lidas
Outras Notícias