Seguros de saúde poderão ficar mais caros com agravamento de custos nos hospitais privados
O presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada antecipa que os atos que envolvem internamento deverão ser alvo dos maiores aumentos.
Os seguros de saúde privados deverão ficar mais caros no próximo ano, segundo noticia esta terça-feira o Jornal de Notícias. Em causa está o aumento dos custos com a Saúde (nomeadamente matérias-primas ou recursos humanos) que estão a levar os hospitais privados a pressionarem as seguradoras para pagarem mais pelos atos praticados.
"Parece-me inevitável que haja uma repercussão destes custos nos valores a cobrar às seguradoras", diz o presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP), Óscar Gaspar, ao JN. Os atos que envolvem internamento deverão ser alvo dos maiores aumentos. E em consequência do agravamento no setor privado, o responsável da APHP antecipa que a ADSE e outros subsistemas de saúde tenham "consciência da situação do mercado" e alinhem com estes.
O JN avança ainda que têm decorrido, nos últimos dias, reuniões entre alguns dos maiores hospitais privados e as seguradoras para preparar o próximo ano, estando a ser abordado o tema da subida dos custos. Já no caso da ADSE, a iniciativa de revisão da tabela de preços cabe ao subsistema de saúde dos funcionários públicos.
Mais lidas