CEO da Fnac quer ir às compras e Portugal é uma das opções

Após adquirir a MediaMarkt em setembro de 2023, a Fnac Darty ainda vê espaço no mercado português para alargar o negócio.
Enrique Martinez, CEO da FNAC.
Tiago Sousa Dias
Bárbara Cardoso 12:05

O CEO da Fnac Darty, Enrique Martínez, admite que um dos focos do crescimento do negócio é Portugal, 

Na inauguração da nova loja da rede em Madrid, na Plaza de Callao, o executivo afirmou que quer competir a nível mundial e, para isso, é preciso crescer, seja de forma orgânica seja através de aquisições, de acordo com o El Economista. 

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"Para as empresas europeias, é necessário ganhar tamanho e um certo grau de consolidação para poder competir globalmente. Embora dependa das oportunidades que surgirem, é uma questão crucial. Temos capacidade financeira para fazer aquisições e adoraria poder fazê-las em Espanha, pois isso ajudaria a crescer", disse, acrescentando que o foco agora é o crescimento da Fnac em Espanha, Itália, França, Portugal, Bélgica e Suíça.

Para além da MediaMarkt em Portugal, Martínez, que está no cargo desde 2017, também assinou a compra da Unieuro, em Itália. A verdade é que, desde que chegou à Fnac Darty, "a empresa mudou; triplicámos as vendas e nossa receita ultrapassa os dez mil milhões de euros, com uma rede de mais de 1.500 lojas e 30.000 funcionários", explicitou. 

 as receitas da Fnac Portugal cresceram 2,7%, para 214,1 milhões de euros, com a empresa a destacar o impulso do canal online.

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Enrique Martínez quer que o negócio mundial atinja um objetivo até ao final da década: uma margem operacional mínima de 3%, ao invés das metas de vendas. Atualmente, a margem situa-se nos 2%. A Fnac Darty quer ainda gerar um fluxo de caixa operacional acumulado de pelo menos 1,2 mil milhões de euros ao longo do período.

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