Concorrência aprova compra da Shlecker pelo Grupo DIA
Clique para ver
Pouco mais de três meses depois do anúncio da operação, o Grupo DIA, que detém os supermercados Minipreço, recebeu a aprovação da Autoridade da Concorrência para adquirir a rede de estabelecimentos de artigos de drogaria Schlecker.
PUB
Num comunicado, hoje divulgado, é indicado que o conselho da autoridade presidida por Manuel Sebastião (na foto) deliberou, a 10 de Janeiro, “adoptar uma decisão de não oposição” à operação de concentração que vai permitir ao grupo espanhol Distribuidora Internacional de Alimentação (DIA) superar as 600 lojas em território nacional.
PUB
A expansão da rede do DIA em Portugal acontece porque o grupo acordou a compra da Schlecker España, que é detentora de 100% do capital da Schlecker Portugal. A operação, avaliada em 70,5 milhões de euros, livre de dívida, precisava de ser aprovada pelas responsáveis por zelar pela concorrência tanto em Portugal como em Espanha.
PUB
A comissão que analisa a concorrência em Espanha já tinha dado a sua aprovação sem quaisquer condições a 27 de Dezembro, segundo indica hoje o DIA à reguladora espanhola do mercado de capitais. Hoje é divulgada a mesma posição por parte da Autoridade da Concorrência.
A referida concentração “não é susceptível de criar entraves significativos à concorrência efectiva nos mercados relevantes retalhistas da distribuição de produtos de grande consumo de drogaria, perfumaria e higiene”, indica a entidade presidida por Manuel Sebastião.
PUB
A Schlecker Portugal conta, segundo o documento emitido em Setembro, com 41 estabelecimentos e um centro de distribuição. As lojas estão presentes em concelhos como Lisboa, Porto, Albufeira, Almada, Sintra, Viana do Castelo ou Valongo. Em Espanha, a Schlecker está presente em três centros de distribuição e 1.127 lojas, o que vai levar o DIA a contar com mais de 4.000 estabelecimentos no país depois da aquisição.
Depois da aprovação das autoridades da concorrência dos países envolvidos, resta a consumação do acordo.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Minipreço Grupo DIA DIA Schlecker retalho Autoridade da Concorrência Manuel SebastiãoA importância das entrelinhas
O vírus do Estado
Mais um erro do PS?
Relembrar Ernâni Lopes
Mais lidas
O Negócios recomenda