Ortega encaixa 1.423 milhões em dividendos já esta semana
Amâncio Ortega, fundador da Inditex, vai receber esta quinta-feira 1.423 milhões de euros em dividendos do grupo têxtil, naquele que é o primeiro pagamento aos acionistas relativo aos resultados obtidos em 2023.
As contas são feitas pelo jornal espanhol El Economista e resultam do facto de, no ano passado, a Inditex, dona da cadeia de lojas Zara, ter registado lucros históricos de 5.381 milhões de euros. Trata-se de um acréscimo de 30% face aos resultados obtidos pelo grupo têxtil em 2022.
PUB
Com resultados nunca antes obtidos, a dona da Zara anunciou que iria fazer uma distribuição de lucros aos acionistas também ela recorde no montante total de 4.800 milhões de euros. Trata-se de um "payout" de 60% face aos resultados alcançados, a que se somará um segundo pagamento de um dividendo extraordinário aos seus acionistas.
A Inditex vai pagar o equivalente a 1,54 euros por título: serão pagos a 2 de maio 0,77 euros por ação, sendo atribuindo o remanescente a 4 de novembro, a título de dividendo extraordinário.
Segundo as contas do El Economista, como Amâncio Ortega detém 1.848 milhões de ações da Inditex, referentes a 59,294% do capital, receberá este ano um dividendo total de 2.845 milhões. São mais 628 milhões face ao montante que encaixou no ano passado.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Acionista Têxtil e vestuário Lucros Inditex Zara (loja) Amancio Ortega retalho roupa comércioMais lidas
O Negócios recomenda