Sonae pode estar em negociações para comprar supermercados em Moçambique
A Sonae pode estar em negociações para comprar a rede de supermercados moçambicana Extra, segundo adianta o "site" local Zitamar. A empresa da Maia está numa "joint venture" com o fundo Satya Capital, liderado pelo magnata africano Mo Ibrahim.
PUB
Contactada pelo Negócios, a Sonae não quis comentar estas informações.
O Zitamar avança que a rede de lojas em causa pertencia ao grupo sul africano "Pick n Pay", que abandonou Moçambique em 2013, depois de gerar maus resultados. Posteriormente, foram adquiridas pela empresa local ADC, que tinha, em Maio de 2015, 25 lojas, incluindo 15 na capital, Maputo.
PUB
A concretizar-se, o negócio será levado a cabo através da S2 África, um veículo focado no retalho e criado em 2014 pela Satya e pela Sonae Distribuição, explica o Zitamar. A Satya trabalha com investimentos entre os 20 milhões e os 150 milhões de dólares (18 milhões e 136 milhões de euros) e investe com capitais próprios em vários sectores.
A cadeia é baseada num formato "low cost", com as suas próprias marcas, que vende não só nas lojas que detém mas também em outras. O "site" explica ainda que o grupo tem registado algumas dificuldades em gerar bons resultados, sobretudo com a queda de valor da moeda moçambicana.
PUB
A Sonae já está em África, nomeadamente em Moçambique, através da MO, marca de lojas de vestuário.
Em Angola, o projecto em parceria com Isabel dos Santos acabou por não avançar, com alguma polémica pelo meio.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Sonae Satya Capital Moçambique Extra MO Angola bens de consumo supernercadosO imperativo categórico
Esperteza saloia
Mais lidas
O Negócios recomenda