Sonae conclui negócio para combinar espanholas Druni e Arenal
Em comunicado à CMVM, a Sonae anunciou ter concluído a combinação das duas retalhistas espanholas da área da cosmética. Deste modo, o o grupo liderado por Cláudia Azevedo diz ter criado um "líder de mercado" no setor em Espanha.
A Sonae já concluiu, através da sua subsidiária MCretail (MC), a transação para a combinação das empresas Druni SA e da Arenal Perfumerias, após aprovação da Autoridade da Concorrência Espanhola. A conclusão do negócio, que tinha sido anunciado em junho de 2023, foi comunicada esta quinta-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).A Sonae explica que a MCretail "adquiriu uma participação de 50% na Druni por contrapartida da sua participação Ao mesmo tempo, os acionistas fundadores da Arenal venderam a sua participação de 40% na empresa à Druni por 81 milhões de euros. "Como tal, a entidade combinada é agora uma parceria 50-50 entre a MC e os acionistas fundadores da Druni", indica o comunicado, que acrescenta ainda que "a Druni será integralmente consolidada pela MC e pela Sonae, em consequência dos direitos contemplados no acordo de acionistas". A Druni e a Arenal são empresas de retalho de perfumaria, cosmética e parafarmácia localizadas em Espanha, que têm também serviços online. A Sonae diz que o negócio permite " Combinadas, a
de 60% na Arenal, juntamente com um investimento de cerca de 148 milhões de euros e um montante condicional
de até 36 milhões de euros a ser pago em 2025 e 2026".
Ao mesmo tempo, os acionistas fundadores da Arenal venderam a sua participação de 40% na empresa à Druni por 81 milhões de euros. "Como tal, a entidade combinada é agora uma parceria 50-50 entre a MC e os acionistas fundadores da Druni", indica o comunicado, que acrescenta ainda que "a Druni será integralmente consolidada pela MC e pela Sonae, em consequência dos direitos contemplados no acordo de acionistas".
A Druni e a Arenal são empresas de retalho de perfumaria, cosmética e parafarmácia localizadas em Espanha, que têm também serviços online.
Mais lidas