Mão de obra impulsiona subida de 4,2% dos custos de construção

A construção de habitação nova ficou 4,2% mais cara em outubro devido à subida de 9,7% dos custos de mão de obra.
João Cortesão
Sara Ribeiro 04 de Dezembro de 2024 às 11:32

Em outubro, os custos de construção de habitação nova ficaram 4,2% mais caros face ao período homólogo, de acordo com os dados divulgados esta quarta-feira pelo INE.  

PUB

O crescimento foi impulsionado pela subida de 9,7% dos custo de mão de obra, enquanto preço dos materiais apresentou uma ligeira queda de 0,1%.

PUB

O custo da mão de obra contribuiu, assim,  com 4,2 pontos percentuais (p.p.) para a formação da taxa de variação homóloga do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (ICCHN), enquanto os materiais não tiveram qualquer impacto. 

PUB

"Entre os materiais que mais influenciaram negativamente a variação agregada do preço estão os Betumes com uma descida de cerca de 20%, as Madeiras e derivados de madeira e os Outros materiais de revestimentos, isolamentos e impermeabilização com descidas de cerca de 10%", detalha o gabinete de estatística.

PUB

Pelo contrário, o preço do cimento registou um crescimento homólogo próximo dos 10%, e os "Ladrilhos e cantarias de calcário e granito e as Obras de carpintaria subidas próximas dos 5%".

A variação do índice em cadeia foi de 0,5% em outubro, um aumento de 0,7 p.p. face a setembro.


PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Construção INE
Pub
Pub
Pub