Moscovo assume controlo de quatro fábricas da dinamarquesa Rockwool

A empresa de materiais de construção acusa o Kremlin de uma "flagrante violação de todas as regras internacionais".
Moscovo assume controlo de fábricas da Rockwool, empresa dinamarquesa
DR
Pedro Curvelo 18:45

As autoridades russas apreenderam as quatro fábricas da dinamarquesa Rockwool no país, revelou esta terça-feira a empresa de materiais de construção. O valor contabilístico das quatro unidades da Rockwool na Rússia é de 469 milhões de euros e estas operações serão desconsolidadas, acrescenta.

A empresa nórdica classifica a ação do Kremlin de "indiscutivelmente ilegal" e indica que irá contestar por via judicial que estes ativos "caiam nas mãos russas". Sobre a nomeação de uma equipa de gestão escolhida por Moscovo, o CEO da Rockwool, Jes Munk Hansen, assinala que "o que estamos a assistir é uma flagrante violação de todas as regras internacionais".

PUB

"Na atual situação, fico satisfeito que durante quase quatro anos impedimos um oligarca ou o Estado russo de se apropriarem do negócio e lucros das nossas atividades na Rússia. Ao mesmo tempo, doámos 500 milhões de coroas dinamarquesas (cerca de 69 milhões de euros) à Fundação para a Reconstrução da Ucrânia", acrescenta.

Desde a invasão da Ucrânia, em fevereiro de 2022, que a Rockwool manteve as quatro fábricas em solo russo em "propriedade passiva". Desde essa altura que o negócio na Rússia não é apoiado pelo grupo quer em peritos, equipamentos, peças, matérias-primas ou equipamento, refere a Rockwool.

As ações da Rockwool afundaram 7,72% esta terça-feira, fechando nas 205 coroas dinamarquesas.

PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Milhões Moscovo Rússia Ucrânia Kremlin
Pub
Pub
Pub