Tribunal aprova acordo entre Soares da Costa e credores
Ao contrário do que aconteceu na primeira recuperação, a Soares da Costa Construções conseguiu a aprovação do seu plano de recuperação pelo tribunal.
PUB
"No Tribunal Judicial da Comarca do Porto, Juízo de Comércio de Vila Nova de Gaia - Juiz 2 de Vila Nova de Gaia, no dia 12-02-2018, ao meio dia, foi proferido despacho de homologação relativo ao acordo entre a empresa: Sociedade de Construções Soares da Costa e os credores", assinala uma nota publicada no portal Citius.
PUB
A homologação pelo tribunal, datada de 19 de Dezembro, que tem agora um prazo para a apresentação de eventuais impugnações, foi dada dois meses depois da aprovação do plano pelos credores.
PUB
O plano de revitalização contou com a aprovação de 79,5% dos votos a favor, incluindo a Caixa Geral de Depósitos e o Banco Comercial Português. Já os bancos de capitais espanhóis, BPI, Bankinter e Popular (que pertence ao Santander Totta) e ainda o BIC votaram contra.
PUB
"A decisão vincula os credores, mesmo aqueles que não hajam participado nas negociações", relembra a nota do portal Citius.
PUB
O plano que tem agora a luz verde do tribunal prevê que a dívida não garantida a instituições de crédito e fornecedores - da ordem dos 607 milhões de euros – conte com um perdão de 50%. Quanto ao Estado e aos trabalhadores - com créditos de 9,5 e 50,2 milhões - mantém a perspectiva de pagamento integral.
PUB
Este foi o segundo plano entregue pela Soares da Costa, já que o anterior, apesar de aprovado pelos credores, não foi homologado pelo tribunal, que entendeu que existia um tratamento diferenciado dos credores, beneficiando os que reclamavam créditos na moeda angolana. Agora, o novo plano não fazia distinção entre os credores financeiros.
Saber mais sobre...
Saber mais Tribunal Judicial da Comarca do Porto Construções Soares da Costa Soares da Costa Construções PERMais lidas
O Negócios recomenda